Se você optar por focar seus novos negócios em uma área mais especializada de limpeza, como um serviço de limpeza de piso, precisará saber como isso pode diferir da oferta de uma variedade maior de serviços a clientes residenciais ou comerciais.

Uma empresa de limpeza de pisos é um campo muito especializado do setor de serviços de limpeza, e optar por se concentrar especificamente nessa área significa que outros tipos de serviços estarão fora do seu território.
Se você se anunciar apenas como uma empresa de limpeza de pisos, as pessoas não o contratarão para limpar estofos ou janelas.

No entanto, também pode ser gratificante restringir seu foco, pois demonstra aos clientes em potencial que você tem uma especialidade nessa área de limpeza e dedicou seu tempo a aperfeiçoar o processo, em vez de dividir seu tempo em uma variedade de serviços diferentes .

Quais são as qualificações?

A experiência de cuidados com o chão é necessária para quem fará a limpeza real. Se você estiver fazendo a limpeza e nunca teve uma experiência real com os cuidados com o chão, além de limpar sua própria casa, deve aprender antes de iniciar o seu negócio.

Você não pode iniciar um negócio com serviços menos que satisfatórios, pois não chegará longe com essa reputação. Para chegar aos negócios, você precisa impressionar os primeiros clientes com seus serviços de limpeza profissional e de alta qualidade.


O que isso significa para você? Talvez isso signifique que você deva procurar trabalhar para outro serviço de cuidados com o chão até aprender os truques da profissão e saber o que precisa ser aprimorado para ter sucesso. Isso pode durar de alguns meses a um ano, até que você se sinta preparado para trabalhar nesse setor da mesma maneira.

Se você já possui experiência no cuidado de pisos ou não está realizando a limpeza real, o próximo passo é garantir a qualidade do trabalho de seus funcionários.

Você pode fazer isso perguntando sobre os anos de experiência, pedindo recomendações de antigos clientes ou acompanhando-os nas primeiras limpezas para supervisionar e fornecer dicas.

Certifique-se de confiar em seus funcionários para fazer todo o esforço em cada limpeza, mesmo quando você não estiver presente, para que a reputação da sua empresa não seja diminuída por limpezas de baixa qualidade.

Procure uma licença comercial do departamento de licenciamento e inspeções ou de uma agência semelhante, dependendo da sua localização.

As especificidades disso variam de acordo com os requisitos do governo local e estadual. Esta é uma etapa que você precisa executar antes de comercializar ou entrar em contato com qualquer cliente, para que você tenha o licenciamento adequado antes de iniciar o negócio, a fim de evitar possíveis problemas.


Adquira o seguro adequado de uma agência de seguros comercial. Isso é particularmente importante para os serviços de limpeza de pisos, pois os serviços de limpeza residencial nem sempre exigem seguro, embora possa ser do seu interesse obtê-lo de qualquer maneira.

Quando houver a possibilidade de você trabalhar em escritórios e prédios comerciais, no entanto, como no serviço de limpeza de pisos, a maioria dos clientes comerciais exige que você tenha seguro. No caso de você ou seus funcionários danificarem o piso ou a propriedade, esse tipo de seguro cobrirá o custo.

Ele também cobre reivindicações de danos pessoais, por isso é do melhor interesse para você e seus clientes comerciais. Se você está começando com um serviço de limpeza residencial, também pode obter um seguro, mas é especialmente importante se você estiver trabalhando em espaços comerciais.


Você não pode deixar de lado as habilidades de negócios quando se trata de iniciar seu próprio negócio. O relacionamento com o cliente, o gerenciamento de tempo, o financiamento e todos os outros assuntos comerciais são um fator crítico para o sucesso do seu negócio.


O que seus clientes estão procurando?

A primeira pergunta a fazer é quem são seus clientes? Ao iniciar o seu negócio, você pode definir a direção do seu marketing e para onde deseja enviar informações sobre o seu serviço.

Em comparação aos serviços de limpeza residencial, os proprietários representam apenas uma parcela muito pequena da sua base de clientes. Você pode ter um punhado de proprietários que solicitam uma limpeza completa do piso anualmente ou semestralmente, mas na verdade você encontrará a maioria de seus clientes comerciais.

Esses clientes podem ser empresas, escolas, hospitais, igrejas, lojas ou qualquer prédio de escritórios. A razão pela qual esses clientes são muito mais frequentes é porque o seu próprio sucesso depende da limpeza do site e existe um padrão de limpeza que os clientes esperam.

Um piso sujo de um restaurante ou loja pode afastar os clientes; portanto, eles procurarão um serviço de limpeza de piso de qualidade para garantir que seu espaço de trabalho seja impecável.

Seus clientes estão procurando sua empresa para ajudar a manter a reputação da empresa. Eles procurarão um serviço consistente e completo e, se ficarem insatisfeitos, poderão procurar um serviço de limpeza alternativo.

Quem é a sua concorrência?

Sua concorrência será a empresa de limpeza de pisos que já existe há mais tempo e que comprovou sua reputação em sua região. Eles podem ter equipes maiores de funcionários e equipamentos mais caros, já que existem há mais tempo e aumentam as finanças.

Você pode estar começando com uma equipe de duas ou três pessoas e o essencial para o equipamento. No entanto, você ainda pode tornar seu negócio um sucesso, se aprender a destacar seus pontos fortes para clientes em potencial.

Divulgue a sua empresa com panfletos ou cartões de visita que você pode distribuir nos escritórios. Pergunte a quem está no comando se eles estão satisfeitos com a taxa e a qualidade da empresa atual e, se houver algum problema específico com o serviço de limpeza de pisos atual, você pode explicar como sua equipe pode trabalhar para melhorar isso.

Você pode oferecer muito pela primeira limpeza, para que eles possam ver como seus serviços se mantêm em termos de qualidade e usar esse tempo para criar um relacionamento profissional com os clientes, para que eles usem mais as informações de contato que você forneceu. eles. Você também pode criar presença on-line para fortalecer sua abordagem de marketing.

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De que equipamento sua empresa precisará?

Quando você escolhe se especializar na limpeza de pisos, está se comprometendo com uma variedade de serviços nessa área. No entanto, no início, sua empresa pode não ter as finanças disponíveis para pagar todo o equipamento pesado, como lavadoras de alta pressão e máquinas de retoque.

Comece com o básico, uma vassoura e uma esfregona, e suba de lá. As caçambas de tamanho comercial para limpar grandes áreas de trabalho economizam muito tempo e energia e tornam seu processo de limpeza muito mais profissional. Outro item de que você precisará é um vácuo industrial que seja fácil de transportar, mas também pesado para fornecer o melhor desempenho.

Você não pode fornecer esse brilho de qualidade sem equipamento de polimento; portanto, verifique o que está disponível e produz os melhores resultados.

À medida que você avança, o equipamento fica mais intensivo e completo, para que você possa expandir sua base de clientes para incluir clientes que solicitam limpeza com itens como lavadores automáticos de piso e outras máquinas de piso.

Essas máquinas podem ser caras e você deve ter em mente a manutenção futura ao incluir esses equipamentos em suas operações. Depois de começar a oferecer um serviço que inclui equipamentos pesados, você precisa acompanhar seus clientes.

Isso significa que, se o equipamento precisar de interrupções ou mau funcionamento, você precisará de algum dinheiro para consertá-lo ou comprar um novo, especialmente se você tiver vários clientes confiando em seu serviço.

Não se esqueça que este equipamento também precisa de transporte, e provavelmente nem tudo vai caber no seu carro, nem é uma maneira extremamente profissional de divulgar sua empresa.

Se você ou seus funcionários tiverem veículos maiores, sempre poderá fazer com que pareçam mais profissionais comprando logotipos magnéticos que podem transformá-lo de um carro pessoal em um veículo da empresa.

Caso contrário, você pode estar interessado na compra de uma van ou outro carro da empresa para transportar o equipamento de limpeza para serviços pesados.

Quais são as operações padrão que você pode esperar?

Como proprietário e empreendedor do seu novo negócio, você pode definir as operações padrão para o funcionamento do seu negócio. Talvez, no entanto, você não tenha certeza de qual seria o método mais eficiente para isso.

Franquia ou Independente? – Essa é uma das primeiras perguntas que você precisará abordar ao iniciar sua própria empresa de limpeza de pisos. Você escolhe franquear e paga uma taxa a uma empresa maior para poder ter a marca deles no seu trabalho ou começar de novo com sua própria marca e nome?

Isso pode ter um grande impacto no seu pedido de operações, pois trabalhar em uma franquia pode significar seguir sua maneira específica de operar, a fim de garantir consistência. Isso pode ser uma ajuda ou um obstáculo, dependendo se você tem suas próprias preferências ou se está ajudando a aprender o ofício.


Se você optar por não fazer a franquia, trabalhará como contratado independente. Você está basicamente começando do zero com o seu negócio, desde o nome até a ordem das operações.

Financeiramente, essa é a opção mais barata das duas, pois são necessários menos suprimentos e você não precisa pagar a taxa de franquia.

Operações de limpeza – A base de suas operações de limpeza deve ser a força motriz que todo cliente e trabalho de limpeza importa e merece o serviço da mais alta qualidade.

Certifique-se de que seus funcionários saibam que limpezas insatisfatórias podem ter um impacto negativo no nome da sua empresa e que podem ser extremamente prejudiciais para um contratado independente. Com um serviço de limpeza de piso, você trabalha frequentemente no mundo corporativo, e clientes de alto status podem fazer uma enorme diferença no sucesso de seus negócios.


Dependendo do tamanho da sala e das demandas do cliente, as equipes que você envia para limpar podem variar para cada cliente. Desde limpezas simples a polimento e polimento completo, você precisará descobrir como uma equipe pode trabalhar com mais eficiência com o equipamento e o espaço fornecido.

Se você tiver apenas uma máquina de limpeza de carpetes, pode não haver sentido em enviar mais de um funcionário. À medida que você expande e recebe mais clientes, pode ser crítico investir em várias máquinas, para que você possa executar tarefas maiores e enviar mais funcionários, conforme necessário.

Agendamento – Diferentemente dos clientes residenciais, seus funcionários nem sempre constroem um relacionamento profissional com os clientes. Provavelmente, a comunicação principal será entre o cliente comercial e o contratado, que é você.

Em espaços como escritórios, lojas e restaurantes, suas equipes trabalharão após o expediente e à noite enquanto os locais de trabalho estão fechados. Devido a essa desconexão dos clientes reais, nem sempre é necessário agendar os mesmos funcionários para os mesmos clientes.

O principal motivo pelo qual você pode querer fazer isso é para que seus funcionários se familiarizem com o espaço de trabalho, para que possam se tornar mais eficientes na limpeza.


Ao fazer um contrato com um novo cliente comercial, você precisará determinar com que frequência ele deseja a limpeza e que tipo de limpeza precisa. Isso pode variar muito para cada cliente.

Um cliente pode querer uma limpeza semanal básica de sua loja, enquanto outro pode desejar uma limpeza profunda mensal de seus tapetes. Talvez outro queira uma limpeza semanal regular, mas também solicite um polimento semestral.

Todas essas especificações e solicitações de agendamento podem ficar confusas para acompanhar, pois todas são tão diferentes e específicas.

É importante que você desenvolva um sistema confiável para agendar e organizar solicitações de clientes, pois muitas vezes você marcará consultas com muito tempo de antecedência.

Se eles marcarem uma consulta de acompanhamento para seus pisos polidos daqui a três meses, você deve garantir que a tenha na sua agenda para não esquecê-la.

Daqui a três meses, você não se lembrará por si próprio de que eles solicitaram esse acompanhamento. Portanto, faça uma notificação uma semana antes do horário agendado para que você possa enviar um e-mail ou ligar para verificar o compromisso.

Como você deve abordar as preocupações de segurança?

Em um setor que envolve a operação de máquinas pesadas frequentemente, você precisa entender possíveis preocupações de segurança e transmiti-las também aos seus funcionários.

Os acidentes de trabalho são um dos motivos pelos quais você deve adquirir um seguro antes de começar, mas também deve tomar medidas para impedir que acidentes aconteçam.

Você pode considerar que seus funcionários trabalhem com sapatos antiaderentes, porque quando o piso polido fica molhado e ensaboado, pode ser extremamente fácil escorregar e se machucar.

Ao montar em um lavador de roupas ou empurrar equipamentos por trás que possam causar danos em potencial, verifique se seus funcionários estão com os óculos de segurança adequados.

Os funcionários que operam os lavadores de bordo devem ser lembrados a usar cintos de segurança para evitar que caiam das máquinas.

Quaisquer que sejam os riscos para as tarefas específicas que você ou seus funcionários estão realizando, use o tempo e dinheiro apropriados para investir no equipamento de proteção adequado. Isso não apenas aumenta seu profissionalismo e eficiência, mas também o mais importante, além de evitar danos.

Quais são os próximos passos?

Você está interessado em concentrar seu negócio de limpeza especificamente na limpeza de pisos? Seus próximos passos serão os seguintes:

1- Escolha se você vai franquear ou ser um contratado independente.

2- Procure equipamentos e suprimentos com os quais você começará.

3- Comece a procurar funcionários confiáveis ​​e trabalhadores.

4- Comece a desenvolver um sistema organizacional para acompanhar os registros e a programação.

5- Leia os capítulos a seguir para aprender sobre marketing, financiamento e outros fatores importantes para o sucesso do seu negócio.

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